Técnicas de estudo mais eficientes

técnicas de estudo

Olá, hoje vou falar de um assunto muito interessante e que pode fazer uma grande diferença nas nossas vidas tanto acadêmica quanto profissionalmente. As técnicas de estudo.

Sabemos que todo estudante, seja ele aluno ou professor, tem sempre o objetivo de estudar da melhor forma possível para que tenha um bom aproveitamento tanto do tempo quanto da qualidade e retenção daquilo que deseja aprender.

técnicas de estudo

Não basta você simplesmente sair estudando qualquer coisa aleatoriamente, precisamos ter um método e um bom planejamento antes mesmo de iniciar os nossos estudos.

Existem várias técnicas de estudo diferentes e muitos métodos que se baseiam em uma ou mais dessas técnicas com diversas estratégias.

Agora vamos apresentar as técnicas mais comuns que são conhecidas e utilizadas pela maior parte dos estudantes e também são muito difundidas em escolas de todos os níveis e inclusive em instituições de nível superior como faculdades e universidades.

 

1 – Grifar ,sublinhar ou marcar com marca texto

Nesta técnica básica que é uma das mais simples e também mais utilizada você deve de alguma forma destacar as partes mais importantes do texto, seja grifando ou destacando com marca texto ou ainda riscando com uma cor diferente.TECNICA-DE-ESTUDO-GRIFAR

Claro que o ideal neste caso é que primeiro você leia o texto completamente e compreenda aquilo que está escrito e só então decida quais são as partes mais importantes para destacar, não adianta nada você ir somente destacando sem nenhum critério somente passando os olhos pelo texto porque aí a técnica perde totalmente o sentido que é justamente que você se esforce para entender o que está escrito e tendo que analisar o que é mais importante fixe isso na memória de uma forma melhor.

 

2 – Fazer anotações

Também uma técnica muito comum e bastante divulgadas nas escolas é uma das preferidas dos professores.

Consiste em fazer as suas próprias anotações sobre o conteúdo, resumindo as principais ideias de uma forma sucinta mas que possa ser relembrada rapidamente pela pessoa que escreveu.tecnicas-de-estudo-anotações

A ideia principal aqui é que fazendo as anotações você tem que refletir sobre o que está estudando e resumir as ideias e nesse processo você grava melhor o conteúdo por fazer uma associação com as notas, isso melhora a retenção e a memorização fica mais organizada.

Claro que não preciso dizer que é imprescindível que você mesmo estude as suas próprias notas e nunca as de outra pessoa, porque isso acabaria não adiantando nada pois você não pode associar uma nota resumida a um conteúdo que você desconhece.

Também é bom lembrar que escrever as suas anotações à mão pode ser muito mais eficiente do que digitar elas em um aplicativo de celular ou software de computador, isso pelo fato que escrever a mão comprovadamente ajuda na memorização.

 

3 – Mapas Mentais

 

A utilização de mapas mentais para o estudo é uma técnica que vem ganhando popularidade nos últimos anos, especialmente entre os alunos de faculdades.

Os mapas mentais são ótimos recursos para organização de ideias e memorização de conteúdo.

Eles funcionam colocando uma ideia central numa folha de papel em forma de texto, figura, foto, etc ou até mesmo uma combinação de todos estes.mapas-mentais-aprender

A partir dessa ideia central você vai puxando ramificações das ideias em torno dessa central e a partir dessas ramificações pode criar outras ramificações com ideias relacionando todas elas de forma organizada e concisa de uma maneira que fique mais claro e fácil de se lembrar de todo o conteúdo.

Basicamente o mapa mental faz com que você consiga se lembrar de muitas coisas relacionadas apenas vendo a imagem dele porque seu cérebro já criou um relacionamento bem elaborado entre todos os elementos no mapa e as ideias que eles representam.

Isso pode economizar muito tempo na hora de revisar um conteúdo que já foi estudado anteriormente e que você tenha elaborado um bom mapa mental.

 

4 – Flash Cards

A técnica de usar flash cards para estudar não é muito conhecida pelos estudantes brasileiros apesar de existir ha muito tempo e ser considerada como uma das melhores por alguns profissionais da educação no exterior.

Esta técnica é baseada na constante revisão das questões e conceitos fundamentais da matéria seguindo uma rotina.flashcards

A pessoa anota em um cartão uma uma palavra chave ou pergunta resumida que somente possui uma resposta e no verso do cartão anota a resposta ou explicação.

Depois de fazer isso para várias questões, você deve ler a pergunta do primeiro cartão e responder essa questão mentalmente.

Depois de responder você precisa virar o cartão e ler a resposta para saber se acertou. Então você retira os cartões que acertou a resposta e coloca uma pilha com os cartões que errou na frente dos que errou.

Dessa forma na próxima vez que for estudar vai ler primeiro as questões que errou da última vez.

Toda vez que encontrar novos conteúdos e novos conceitos você pode adicionar mais cartões com perguntas novas à sua pilha existente.

É recomendável que você embaralhe os cartões quando for iniciar a revisão do conteúdo para não ficar viciado em memorizar as respostas sempre na mesma sequencia.

Agora com tudo pronto você tem que ver os cartões frequentemente, todos os dias. Pode aproveitar para fazer isso quando estiver aguardando alguma coisa, como em uma fila ou no ônibus, etc. O importante é estar sempre revendo e colocando as respostas erras na frente .

Utilizar estes flash cards pode ser uma boa maneira de aprender fatos, datas, números e vocabulário. Os cartões podem deixar a memorização mais fácil e divertida do que simplesmente ficar lendo questões em vários locais diferentes e inseridas em contextos separados ao longo do tempo.

Estas são apenas algumas das técnicas de estudo existentes, é claro que existem muitas outras por aí e você pode encontrar aquela que mais se adapte às suas necessidades e ao seu jeito.

Vejo que cada dia mais pessoas estão buscando novas técnicas de estudos, principalmente para estudar para as provas de algum concurso público, se este for o seu caso eu recomendo que leia este ótimo artigo sobre o assunto: – como-passar-em-concurso-publico-as-6-melhores-dicas, de um site muito legal sobre aprendizado.

Espero que tenha gostado do artigo e aproveite para compartilhar com os amigos e colegas de estudo.

Muito obrigada por ler até aqui e até a próxima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s